quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O 1º. time do Atlético Paranaense. Data: 1924. Foto: autor desconhecido. Gazeta do Povo, Coluna Nostalgia (Cid Destefani, 27/06/1999)



Gazeta do Povo, Coluna Nostalgia (Cid Destefani, 27/06/1999) - A fundação do Clube Atlético Paranaense (1924) 

"Em 1º. de março de 1924 estavam reunidos em assembléia extraordinária os diretores do Internacional Futebol Clube e do América Futebol Clube para concretizarem a fusão dos mesmos que resultaria no surgimento do Clube Atlético Paranaense. O patrimônio do novo clube seria formado pela soma dos clubes citados, incluindo-se aí os troféus e os arquivos. 

As cores do novo clube seriam a vermelha, a preta e a branca. Camisa rubro-negra e o calção branco. Fundiam-se o vermelho do América e o preto e branco do Internacional. A primeira diretoria do Atlético tomou posse no dia 6 de março de 1924 tinha como presidente Arcezio Guimarães (escrevia-se Arcezio sem acento), que era presidente do extinto Internacional. seus companheiros de diretoria eram: Joaquim N. Azevedo, Hugo Franco da Cunha, Arnaldo L. Siqueira, Matheus Boscardin e Erasmo Mader. A comissão de contas era formada por Raul Carvalho, Heitor Requião, Alcídio de Abreu e José Eurípedes Gonçalves.

O primeiro jogo que o novo clube realizou foi no dia 6 de abril de 1924, já com o nome de Clube Atlético Paranaense e ainda sem a camisa rubro-negra que se tornaria tradição. Os atletas que participaram foram: Maneco, Marrecão, Smythe, Ari LIma, Motta, Mallelo, Ferrario, Franico, Marrequinho, Lourival e o goleiro Tapir Lopes. Seu estádio e campo eram advindos do patrimônio do Internacional, cujo presidente Joaquim Américo Guimarães havia adquirido o terreno da antiga Planta Hauer. Ali ele construiu o primeiro estádio da "Baixada", ainda em 1914. Posteriormente doou tudo ao CAP. Se o primeiro estádio foi construído e inaugurado em 1914, aquela praça de esportes é, no mínimo, dez anos mais antiga que o próprio Atlético. 

A foto mostra o primeiro time do Atlético em abril de 1924, estando junto o presidente Arcezio Guimarães, que aparece de palheta e bengala".

Um comentário: